quarta-feira, 28 de março de 2007

O GRUPO DE AZULEJARIA


A AZULEJARIA MARANHENSE


A azulejaria é uma das mais significativas manifestações do artesanato de São Luís, uma inestimável herança cultural: os casarões portugueses, com suas fachadas revestidas por azulejos de rara beleza. Inspirados nesse Patrimônio Cultural, dezenas de artesãos perpetuam em traços sigelos a tradição da azulejaria característica do Maranhão.

O grupo de azulejaria do Japiaçu, vem revitalizando essa arte, incorporando novas técnicas de pintura, traços, cores, e a beleza de cenas do cotidiano e da cultura maranhense.

Com isso surgem linhas variadas de produtos, que incluem utilitários como: porta-guardanapos, porta-toalhas, porta-chaves, porta-jóias, porta-trecos, bandejas, imãs de geladeira, quadros emoldurados, dentre outros, nos quais utiliza-se madeira clara ou entalhada, justamente para ressaltar o desenho. Um trabalho que valoriza nossa história e proporciona renda e dignidade aos artesãos envolvidos nesta arte.


O ARTESANATO EM SÃO LUÍS

O Artesanato de São Luís reflete a diversidade cultural do Maranhão. Cores, materiais, formas e texturas se misturam, dando vida a uma arte de rara beleza e singularidade.


São esculturas, artefatos, louças de cerâmica, rendas de bilro, azulejaria e peças de extrema riqueza, tecidas nas tramas de fibra de buriti, feitas com mãos criativas e de grande sensibilidade, que perpetuam as mais marcantes tradições, o jeito de ser e de viver do maranhense.


Estima-se que no maranhão, pelo menos 50 mil famílias tenham o artesanato como fonte de renda e como caminho para a conquista do desenvolvimento sustentável. Conhecer o artesanato de São Luís é compreender que de lavra vive nossa gente.